Descrição
A glorificação de Deus na apresentação e defesa da doutrina da providência e da soberania divinas. A providência secreta de Deus (1558) foi a terceira resposta de João Calvino a escritos que tomou como sendo de um conterrâneo francês, Sebastian Castellio (1515-1563). Calvino prefacia essa defesa de seu ponto de vista quanto à providência divina exibindo o material de Castellio em forma de catorze artigos ostensivamente extraídos dos escritos do reformador, com comentários anexados a cada um. ” A robusta defesa que Calvino faz da direção providente de Deus na História é um lembrete excelente da preocupação vital e do desejo do reformador francês de ser rigorosamente bíblico, e, desse modo, glorificar a Deus. Eis um padrão de método e de reflexão teológicos verdadeiramente digno de emulação.” (Michael A. G. Haykin, professor de História Eclesiástica Southern Baptist Theological Seminary) ” O tratado de Calvino a respeito da providência secreta da Deus mostra o reformador em sua forma teologicamente melhor e polemicamente mais aguçada. Como Lutero havia feito, ele demonstra por que a doutrina da soberania divina se encontra no coração da Reforma, e por que ela é de tanta importância doutrinária, pastoral e eclesiástica. É de esperar que esta edição apresente a uma nova geração o pensamento de Calvino a respeito desse tema vital.
Este livro é uma ferramenta útil para pastores, seminaristas, líderes de igreja e para todos os que amam a fé reformada. Sou grato por sua disponibilização” R. C. Sproul Esta obra de referência única terá valor permanente e prático para os que estudam a Tradição Reformada. Pela primeira vez, sete importantes confissões produzidas nos séculos 16 e 17 foram harmonizadas em um único volume: – Confissão Belga – Catecismo de Heidelberg – Cânones de Dort – Segunda Confissão Helvética – Confissão de Fé de Westminster – Catecismo Maior – Breve Catecismo Além das Confissões de Fé organizadas em colunas paralelas sob as categorias tradicionais da Teologia Sistemática, o leitor também encontrará uma introdução histórica às Confissões e as respectivas condições sob as quais foram elaboradas.
Calvino E A Tradição Reformada
Para responder a essa pergunta, Richard A. Muller mergulha fundo no pensamento do reformador de Genebra, indicando seu papel como um dos principais e mais significativos expoentes do pensamento reformado. Ao longo do livro, o autor argumenta que a tradição reformada, sendo diversa em sua essência, não é exclusivamente fundada no pensamento do reformador, mas produzida por ele e outros calvinistas, assim apresentando uma perspectiva mais integral e representativa do movimento. Com esta análise,Muller oferece precisão histórica e fidelidade bíblico-teológica ao abordar diversas nuanças do pensamento de Calvino e dos calvinistas, analisando tópicos de interesse atual no meio reformado como expiação limitada ou universal, união com Cristo, ordem da salvação, entre outros. Com recomendações de outros grandes servos de Deus como Joel Beeke e Carl Trueman, o leitor tem em mãos uma obra abrangente sobre a fé reformada e um de seus principais e mais respeitados representantes, podendo assim utilizá-la como fonte de pesquisa acadêmica ou instrumento de estudos pessoais.
Harmonia dos Evangelhos, de João Calvino, é uma coleção de três volumes que apresenta uma interpretação dos evangelhos sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas. Calvino desenvolve um tipo de paralelismo entre os textos, auxiliando o leitor a perceber a unidade, coerência e beleza do testemunho bíblico sobre Jesus e seus ensinos, por meio das diferentes ênfases, pontos de vista e nuanças que cada evangelista deu à sua narrativa, mesmo quando registravam o mesmo evento ou ensino de Jesus.
Nesta obra, Calvino utiliza-se do princípio da analogia da fé, em que a Bíblia é capaz de interpretar a si mesma e lançar luz sobre si mesma. O resultado é um quadro completo da história de Jesus, para cuja elaboração cada um dos evangelistas contribui com suas próprias pinceladas. A obra é instrutiva e encorajadora, escrita com fidelidade e diligência, e é uma leitura obrigatória para quem deseja aprofundar seu conhecimento dos evangelhos e apurar suas habilidades de exegese e interpretação bíblicas.